PONTES ROLANTES
Referência: NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Item: 11.1 Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.
Pontes rolantes são equipamentos importantes e de grande utilidade na indústria, para a logística de carregar, descarregar e movimentar cargas.
São compostas basicamente de viga, carro e talha. Tem o propósito de manipular objetos grandes e pesados que não podem ser movidos facilmente de forma manual. Nas indústrias do ramo siderúrgico geralmente são encontradas muitas pontes rolantes para lidar com todo o processo de fabricação do aço. Facilitam e auxiliam no reposicionamento promovendo rapidez, conforto e segurança nas operações de movimentação de produtos, peças e equipamentos.
Encontram-se regulamentados pela Norma Brasileira NR 11 e devem ser inspecionados periodicamente, como também seus operadores devem ter passado por treinamento específico para estarem habilitados e identificados.
No Anexo I da NR 11, o subcapítulo 1.3.1 informa que após a inspeção do equipamento ou elemento de sustentação, deve ser emitido "Relatório de Inspeção", com periodicidade anual, elaborado por profissional legalmente habilitado com ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, que passa a fazer parte da documentação do equipamento (Prontuário). Ainda no Anexo I da NR 11, o subcapítulo 1.3.2 alerta que as inspeções rotineiras e manutenções devem ser realizadas por profissional capacitado ou qualificado.
A TECNENGE Engenharia Ltda, realiza inspeções destes equipamentos e emite os relatórios necessários de inspeção periódica, de manutenção, de avaliação ou outros sob consulta e análise, com a emissão da respectiva ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.